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Contos de Machado de Assis são dramatizados em sala de aula

Andréa Borges na sala da Coordenação Pedagógica: professora de Língua Portuguesa e membro da ETAP - Equipe Técnica de Apoio Pedagógico
A professora Andréa Borges Henriques Vittori planejou mais uma atividade dinâmica envolvendo os conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa com suas turmas CN2001, CN2002 e CN2003 do Curso Normal. Foram selecionados seis contos de Machado de Assis, principal autor do Realismo Brasileiro.
No início do 2º bimestre os alunos passaram a conhecer a escola literária do Realismo/Naturalismo Brasileiro. Machado de Assis escreveu em praticamente todos os gêneros literários sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetista, jornalista e crítico literário.
Foram escolhidos para a realização dos trabalhos os seguintes contos dele: “Ernesto de Tal”, “Pai contra Mãe”, “Mariana”, “A Cartomante”, “Missa do Galo”.
Dividindo a turma em seis grupos, Andréa Borges orientou seus alunos durante as aulas e chegou a se surpreender com a dedicação de alguns grupos e o resultado das apresentações.

Cada grupo ficou responsável por um conto e em apresentá-lo em forma de esquete, pequenas dramatizações que retratassem o conto, noticiários, teatro de fantoches, entre outros.
As apresentações foram realizadas em sala de aula contando como mais um instrumento avaliativo do bimestre na disciplina de Língua Portuguesa.
Os alunos leram os contos selecionados, realizaram debates em grupo, prepararam cenários e se caracterizaram como os personagens, usando muita criatividade nas apresentações.
Andréa Borges é dinâmica, dedicada e organizada. Está preparando novas ações para trabalhar os conteúdos do 3º bimestre com seus alunos e também atua na ETAP - Equipe Técnica de Apoio Pedagógico do IEGRS.


Além de dar conta dos conteúdos exigidos no Currículo Mínimo, a escola também é espaço de socialização em que se ensinam regras de convívio e respeito às diferenças, desenvolvendo espírito de cooperatividade e motivando a participação efetiva dos elementos do grupo.
Atividades assim desenvolvem aspectos cognitivos (raciocínio, linguagem, atenção, memória, criatividade, capacidade de resolução de problemas) e sociais (integração, respeito, compromisso), contribuindo com a formação de cidadãos críticos e participativos, preparando-os para a superação de obstáculos e para o mercado de trabalho.