FOTO

FOTO

Africanidade é tema de projeto no 2º Segmento

Professora Dejenane Peres trabalha Africanidade no Segundo Segmento
No IEGRS o estudo da disciplina de Geografia vai além das fronteiras com o Projeto Africanidade desenvolvido pela professora Dejenane Peres que leciona para o 2º Segmento do Ensino Fundamental. Ela trabalhou com suas turmas os conteúdos do Currículo Mínimo explorando também no tema Africanidade a grande diversidade social, cultural, econômica, étnica, religiosa, política, entre outros aspectos. Após os conteúdos lançados, os alunos realizaram pesquisa em grupo, confecção de trabalhos artísticos, cartazes e maquetes para apresentar curiosidades de diversos países do continente africano.
Na culminância do projeto, as salas de aula foram caracterizadas com elementos típicos da cultura africana. Aproveitando a inserção das  TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação os alunos produziram slides mostrando a grande diversidade econômica, social e política, fazendo uma relação entre o passado e o presente de diferentes países do continente africano apresentando, inclusive, os países com qualidade de vida e índices de desenvolvimento razoáveis.
Pratos típicos foram preparados pelos alunos para que os visitantes pudessem experimentar um pouco da culinária africana. Os alunos se caracterizaram com roupas referentes a diversas culturas, mostrando desdes as tradicionais danças tribais à cultura atual, tornando assim as apresentações interessantes e enriquecedoras aos visitantes que prestigiaram a culminância do projeto.
Segundo os alunos, é muito interessante e prazeroso aprender os conteúdos desta forma já que é necessário pesquisar  o tema que o grupo vai apresentar, se aprofundando mais no assunto. Depois recebem dos outros grupos mais informações pesquisadas, enriquecendo o conteúdo trabalhado em sala.
Como a expressão corporal também está presente nas manifestações culturais, não poderiam faltar as animadas e bem ensaiadas danças realizadas pelos alunos, momento descontraído e apreciado por todos os participantes e visitantes.