FOTO

FOTO

Aniversário do IEGRS é comemorado com culminância de projetos

Dramatizações realizadas no auditório do IEGRS
Com objetivo de promover na comunidade escolar atitudes positivas em relação ao desenvolvimento sustentável, o I.E.G.R.S. promove em 2013 o "Projeto Sustentabilidade - Consuma sem consumir o mundo em que você vive". Conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula também envolvem atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente já que a escola constitui-se num espaço de formação de cidadãos críticos, conscientes, reflexivos e participativos.
Alunos do Fundamental durante
as apresentações na quadra
Muitos trabalhos desenvolvidos no decorrer no 2º bimestre tiveram sua culminância na comemoração de 51 anos do Instituto de Educação enquanto outros terão continuidade no decorrer do ano.
Durante a fala da Direção e Equipe Pedagógica  teve destaque o Programa 5S ("senso de organização", senso de utilização", senso de limpeza", "senso de saúde e higiene" e "senso de disciplina") enfatizando a importância de cuidar e preservar o patrimônio escolar como um bem comum à todos.
As Agentes de Leitura Janeide Martins e Elizabeth Oliveira parabenizaram e premiaram as alunas que leram mais livros do acervo de nossa Biblioteca no bimestre e se destacaram como "Alunos Leitores".
Em sua fala, a professora Janeide comentou a importância em estimular o hábito de ler e os benefícios da leitura prazerosa citando títulos e autores mais procurados em nossa Biblioteca.
Alunas do Ensino 2º Segmento do Ensino Fundamental
  homenageando o Instituto de Educação 
Os alunos do 2º Segmento do Ensino Fundamental confeccionaram diversos trabalhos interdisciplinares expondo-os nos corredores, pátio e quadra da escola. Muitos deles prepararam homenagens pelo aniversário da escola realizando apresentações que animaram as comemorações no no turno da manhã.

O auditório foi revitalizado por turmas do Curso Normal numa atividade planejada pelo professor Carlos Henrique Dellabeneta na disciplina de Biologia. As paredes relacionadas ao palco e escadas foram revestidas com filtro de papel utilizado para coar café enquanto outros grupos criaram ambientes com móveis confeccionados com embalagens Tetra Pak usadas.
Trabalhos do Ensino Fundamental
expostos nos corredores
As Agentes de Leitura Elizabeth Oliveira e Janeide Martins 
premiando "Alunos Leitores" do Curso Normal
Com as alunas do 2º Segmento que se destacaram por lerem
 mais livros do acervo de nossa Biblioteca 
Revitalização do auditório: centenas de filtro de papel 
deixaram de ser jogados no meio ambiente
Revitalização das paredes do auditório feita com filtro de café:
preservação do patrimônio escolar e do meio ambiente
Professor Carlos Henrique Dellabeneta num dos ambientes
produzidos com materiais reciclados
O mestre e seus alunos no ambiente produzido com embalagens Tetra Pak
Diversas apresentações foram realizadas na quadra em homenagem ao aniversário da escola mostrando sua importante contribuição à Educação, formando profissionais e cidadãos há 51 anos. Muitos de nossos professores também estudaram aqui, tornando a comemoração ainda mais especial.
Professores do 2º Segmento do Ensino Fundamental
Divulgação da campanha da Rádio FM O DIA
Durante sua gestão a professora Verônica Bazílio, sua equipe de diretores adjuntos composta pelos professores Sandra Araujo, Sheila Maria Lopes e Márcio Augusto, incentivam e promovem a realização de projetos e ações beneficiando a formação de nossos alunos, também visando o desenvolvimento humano.
Este ano estivemos mais uma vez engajados no projeto da Rádio FM O DIA que promoveu em diversas escolas o recolhimento de roupas usadas para serem doadas em instituições filantrópicas. Dois divulgadores da rádio estiveram presentes explicando a ação da Rádio na campanha e quais instituições seriam beneficiadas com as doações. A dupla ainda presenteou com camisetas da Rádio FM O DIA alguns alunos que participaram animados. 
A comemoração terminou em grande estilo com a apresentação da Banda Abalo Sísmico composta por alunos e ex-alunos do Instituto que cantou louvor em agradecimento pelos 51 anos do IEGRS e depois animou estudantes e funcionários com os hits do momento.
Uma de nossas alunas que ganhou a camiseta da Rádio FM O DIA
Revitalização dos jardins
A professora de Biologia Ivone Bittencourt dividiu suas turmas em grupos e trabalhou de forma diversificada. Na revitalização dos jardins os alunos aprenderam a usar materiais recicláveis como tampinhas e garrafas pet cortadas para fazer a irrigação dos jardins. Mais contribuições importantes das turmas de Ivone com a horta suspensa feita de pet e jardineiras de pneus velhos (evitando também condições para proliferação da Dengue). Utilizando o Laboratório de Informática Educativa da escola, a professora Ivone ensinou seus alunos a produzirem slides com os conteúdos trabalhados, apresentando o passo a passo de suas produções (vassouras de pet, revitalização do jardins, cortina de pet, entre outros). Outros grupos realizaram a confecção de cartazes para mostrar o passo a passo das atividades realizadas.
Horta suspensa: participação ativa dos alunos em trabalhos diversificados
Pneus na produção de jardim suspenso: 
reciclagem também evita a proliferação da dengue
As turmas do Programa Mais Educação também realizam
ações sobre desenvolvimento sustentável
Além de realizar com a professora a atividade em sala de aula 
os alunos produzem cartazes e slides com passo a passo da atividade
Banda  ABALO SÍSMICO formada por alunos e ex-alunos do IEGRS canta
louvor em agradecimento pelos 51 anos do Instituto de Educação 
Juventude sustentável: alunos da Classe Especial 
também contribuem com o meio ambiente 
Professores do Curso Normal assistindo as apresentações e homenagens 
Professora Edjan Machado com seus alunos:
produção com caixotes de madeira
Edjan com uma de suas alunas: reciclagem com pet
Caixotes de feira usados nos corredores do IEGRS 
A professora de Psicologia Edjan Machado também realizou com as turmas atividades envolvendo desenvolvimento sustentável. Seus alunos produziram móveis e objetos com caixotes de madeira utilizados em feira livre. Muitos destes caixotes que são deixados na rua após a realização da feira hoje ocupam lugar especial nos corredores de nossa escola. Garrafas pet foram reutilizadas na confecção de flores para ornamentar o jardim suspenso: utilidade, criatividade e educação ambiental.