FOTO

FOTO

O melhor remédio é brincar

Já que estamos na Semana da Saúde, vamos aproveitar a importante contribuição de nossa professora Edjan Machado que leciona Psicologia para as turmas do Curso de Formação de Professores. Ela promoveu com os alunos do 3º ano uma Oficina de Brinquedos produzidos com material reciclado que será postada na próxima em breve.
Para as futuras professoras, Edjan destacou a importância da socialização com a criança através da brincadeira, reforçando ainda o quanto brincar é saudável e necessário em diversas fazes da infância já que, através da brincadeira, os pequenos também expressam o que vivenciam se preparando para a vida adulta como um ensaio para ser mãe, pai, motorista, enfermeira, professora, etc.
Acompanhe o texto da professora Edjan Machado que alerta também aos pais a importância de brincar um tempo com seus filhos.

BRINCAR ALÉM DE LÚDICO 
É UM RESGATE DO EMOCIONAL

"Que o brincar é uma atividade lúdica ninguém discute. Para isso há autores como Melanie Klein, Piaget, Vigotsky e outros que o confirmam. A criança tem a chance de se expressar, se desenvolver, de representar simbolicamente suas ansiedades e fantasias. O adulto que a acompanha também. Deveríamos enquanto professores, pais, tios, irmãos nos permitir resgatar o prazer, a alegria, a descoberta do brincar.  Como diz a propaganda: “se sujar faz bem”. Faz mesmo: desestressa, distrai, nos aproxima do outro, nos remete a nossa própria infância. Se rir é um santo remédio, que venham muitos e muitos risos de alegria.
Talvez, brincando a vida seja menos dura. Brincar é saudável!
Estamos na semana da saúde. Que melhor remédio do que se sentir bem física e emocionalmente também? 
Cuidamos do corpo, mas esquecemos de cuidar da alma. Esta semana tentem, brinquem com seus filhos, com seus alunos, seus sobrinhos, irmãos e na falta deles, brinquem com vocês mesmos. Como? 
Ah! Usem a imaginação..."
Por: Edjan S. Machado
Professora e Psicóloga.