Para as futuras professoras, Edjan destacou a importância da socialização com a criança através da brincadeira, reforçando ainda o quanto brincar é saudável e necessário em diversas fazes da infância já que, através da brincadeira, os pequenos também expressam o que vivenciam se preparando para a vida adulta como um ensaio para ser mãe, pai, motorista, enfermeira, professora, etc.
Acompanhe o texto da professora Edjan Machado que alerta também aos pais a importância de brincar um tempo com seus filhos.
BRINCAR ALÉM DE LÚDICO
É UM RESGATE DO EMOCIONAL
"Que o brincar é uma atividade lúdica ninguém discute. Para isso há autores como Melanie Klein, Piaget, Vigotsky e outros que o confirmam. A criança tem a chance de se expressar, se desenvolver, de representar simbolicamente suas ansiedades e fantasias. O adulto que a acompanha também. Deveríamos enquanto professores, pais, tios, irmãos nos permitir resgatar o prazer, a alegria, a descoberta do brincar. Como diz a propaganda: “se sujar faz bem”. Faz mesmo: desestressa, distrai, nos aproxima do outro, nos remete a nossa própria infância. Se rir é um santo remédio, que venham muitos e muitos risos de alegria.
Talvez, brincando a vida seja menos dura. Brincar é saudável!
Estamos na semana da saúde. Que melhor remédio do que se sentir bem física e emocionalmente também?

Ah! Usem a imaginação..."
Por: Edjan S. Machado
Professora e Psicóloga.