FOTO

FOTO

Óleo saturado é transformado em sabão


Há tempo que nossos professores trabalham com suas turmas utilizando materiais reciclados em respeito ao meio ambiente. Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar da necessidade de mudanças em relação a um consumo sustentável, o IEGRS este ano trabalha o "Projeto Sustentabilidade - Consuma sem consumir o mundo em que você vive".

Professores de diferentes disciplinas estão trabalhando com suas turmas projetos que envolvem desenvolvimento sustentável.
Diante dos conteúdos dados, a professora Ivone Bittercourt, da disciplina de Ciências/Ensino Fundamental e Biologia/Curso Normal, vem a cada ano ensinando seus alunos uma forma correta e útil de reaproveitar o óleo saturado que é produzido em suas próprias casas, transformando-o em sabão de ótima qualidade. Além de ensiná-los a não despejar o óleo no ralo da pia, no quintal de casa ou no calha da rua como eles afirmavam fazer, Ivone os ensinou a transformar óleo usado em sabão. Após a produção eles levam o sabão pra casa utilizando-o para lavar roupa e louça, protegendo assim o meio ambiente.




Com as turmas do Curso de 
Formação de Professores,
Ivone Bittencourt reciclava, 
no mínimo,
840 litros de óleo saturado por bimestre

Ao imaginarmos o impacto dessa enorme quantidade de óleo despejada de forma incorreta no meio ambiente, podemos refletir chegando a conclusão sobre a importância do trabalho que vem sendo realizado há anos em nossa escola por iniciativa da professora de Biologia Ivone Bittencourt. 
Na produção do sabão, alguns materiais são trazidos pela professora e outros como embalagens vazias, pelos alunos. 
Ivone também pediu aos alunos do Ensino Médio que pesquisassem em lanchonetes da região onde moram o que era feito com o óleo após o uso e, pasmem: alguns reutilizavam o óleo inúmeras vezes e, para isso, o filtravam em esponja de lã de aço! Depois acrescentavam mais óleo e assim por diante.

Nossa escola também faz sua parte: doa o óleo utilizado no preparo dos alimentos a uma empresa parceira que vem buscá-lo doando, em troca, materiais de limpeza que contribuem com a manutenção e higiene dos corredores e banheiros, por exemplo. 

Reciclar é uma necessidade. Além de preservar o meio ambiente contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento sustentável, reduz custo tanto para a escola que recebe em troca materiais de limpeza, quanto para o aluno que recebe o sabão que aprendeu a produzir.
É simples e fácil. Com iniciativa e dedicação promovemos um grande benefício ao meio ambiente.

No final do ano de 2012, a professora Ivone também produziu em sala de aula com os alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental, guirlandas e enfeites natalinos feitos com materiais reciclados. 
A alegria da turma durante a produção era tanta que eles trabalhavam em perfeita harmonia, mesmo em grupo, colaborando uns com os outros sem incomodar a aula da sala ao lado.
Ivone Bittencourt diz que percebe como o aluno disperso passa a se interessar mais na aula, aprendendo os conteúdos com mais facilidade sendo gratificante para ela.