FOTO

FOTO

Autora de "Guia Prático do Alfabetizador" realiza palestra no IEGRS

Professores, diretores, equipe pedagógica dentre nossas convidadas

O IEGRS que há 50 anos contribui com a educação formando professores aptos a lecionar para turmas do 1º Segmento do Ensino Fundamental e Educação Infantil, está sempre promovendo palestras e atividades que possam oferecer aos professorandos uma perspectiva reflexiva da docência, cujo novo perfil constitui-se por um saber-fazer sólido e criativo, apropriado a interagir com os alunos da futura geração. Pensando em colaborar com novas perspectivas, a professora Raquel convidou a professora Marlene Carvalho (UFRJ) para uma palestra sobre alfabetização mostrando aos nossos alunos algumas atividades que possam desenvolver nos seus futuros alunos o prazer em ler e escrever.


Marlene Carvalho(UFRJ) autografando
Marlene Carvalho é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou também Educação Comparada Moderna, com Arnaldo Niskier, além de manuais didáticos e artigos em revistas especializadas.
Em seu livro Guia Prático do Alfabetizador Marlene Carvalho desenvolve atividades para estimular o interesse pela leitura para ensinar alguns fatos sobre a escrita, levando o aluno a pensar sobre o que é e a descobrir como ela funciona.
Na segunda parte do livro, utilizando as perspectivas teóricas dos métodos globais, a autora sugere esquemas metodológicos para ensinar a ler a partir do texto, da frase e da palavra contextualizada.
Nossos alunos e professores adoraram sua palestra enriquecedora e dinâmica.

Além da interessante palestra, as alunas do Curso Normal prepararam uma divertida dramatização para nossos professores,alunos e a palestrante convidada Marlene Carvalho. Ao final,foram distribuídas lembrancinhas pelas normalistas que carinhosamente recebia os professores em nossa quadra poliesportiva.

Nossos professores assistindo a dramatização das alunas
O público atento durante a palestra
Nossas alunas durante a representação
Livros produzidos pelos alunos do Curso Normal
Sucesso durante a dramatização das alunas
Nossas anfitriãs e a diretora geral Verônica Bazílio
A palestrante professora Marlene Carvalho (UFRJ)
Memórias da alfabetização de nossa professora Kátia Veillard(produzido pela  turma CN 3002)
Momento de agradecimento
  
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (Guimarães Rosa)